PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Competição: Só perde quem não luta.

Muito tem sido dito sobre competir e sobre competições. Quem deve competir? É para todos? Se não, para quem é? E quem decide isso? E quanto àqueles que realmente decidem passar pela disciplina e a adrenalina de participar de uma competição de Jiu Jitsu? Devem fazê-lo regularmente para o resto da vida ou uma vez só já é aceitável?

Essas são perguntas legítimas que, mais cedo ou mais tarde, todo praticante de Jiu Jitsu vai fazer. Ao considerar estas perguntas, não demora muito para se detectar que a competição é apenas um pequeno aspecto do Jiu Jitsu.

Na verdade, menos de 5% de nós dizemos ser "competidores".

Se tão poucos de nós competem com freqüência ou nem competem, pra que se preocupar com isso, então?

A discussão pode ser longa e a resposta, complexa. Mas a realidade é que, ao competir, temos muito a ganhar e muito pouco a perder. Vamos considerar o que acontece quando você se inscreve em uma competição:


Treino

Essa é a mais óbvia! No momento em que você se inscreve em uma competição, você sente imediatamente a necessidade de treinar mais e treinar melhor. De repente, você se vê reorganizando sua agenda e encaixando algumas sessões extras de Yoga para Jiu Jitsu, musculacao, e outras coisas que você acredita que adicionam ao seu Jiu Jitsu. De alguma forma, você encontra maneiras de ter uma aula particular aqui e ali e agora você até aparece regularmente nos treinos de competição. Isso é uma vitória!


Estudo

Depois de se inscrever em uma competição, você começa a pensar no "Game plan", nas táticas, estratégias, diferentes técnicas e coisas assim. Você começa a ouvir os competidores mais experientes e a pedir dicas. Se você ainda não tem o hábito, você começa a procurar a sabedoria que os grandes competidores compartilharam on-line, sua filosofia de guerra, o que eles fazem, como se preparam, e essas coisas também começam a te moldar. O mais provável é que você se torne automaticamente consciente de muito mais coisas em seus rolas. Você aprende a prestar atenção à pontuação, ao relógio, à respiração de seu parceiro e a outras coisas ao redor desses treinos. Essas coisas se tornam habilidades adquiridas e tendem a ficar com você pra sempre. Isso é uma vitória!


Dieta e hábitos saudáveis.

Se você é como a maioria dos mortais, provavelmente vai se sentir com alguns quilos a mais, e se você optar por competir na categoria abaixo ou não, você sabe que pode melhorar a sua alimentação . Talvez você coma intencionalmente para perder peso ou se alimente simplesmente melhor. Você começa a comer um pouco menos, você abusa um pouco menos, você dorme na hora certa, larga das noitadas porque, afinal de contas, "amanhã tem treino". Isto se chama "Vida Saudável", e também é uma vitória!


Psique

Talvez um dos maiores benefícios de competir no Jiu Jitsu seja o crescimento do caráter que a jornada forja em você. Prestar atenção a todas as coisas mencionadas acima é cansativo e definitivamente requer muita disciplina. Desafiar-se assim lhe dará a oportunidade de exercer essa disciplina diariamente e, como qualquer outra coisa na vida, quando você a pratica, você a melhora.

Preparar-se para uma competição e realmente competir lhe dará mais autoconhecimento do que a maioria das coisas que você experimenta nesta vida. O crescimento psicológico e emocional são enormes vitórias.


A Felicidade

A alegria de vencer é uma emoção única e quase indescritível. Em certo sentido, é preciso vivê-la, para realmente conhecê-la. Ganhar é impressionante, mas e se a medalha não vier? Será que eu perdi meu tempo? Não se as coisas mencionadas acima forem verdade! A alegria é definitivamente uma de nossas vitórias favoritas.


E então?

As pessoas são diferentes e experimentarão estas coisas em diferentes intensidades e aspectos, mas sem dúvida a preparação e a participação em uma competição mudarão você para melhor, de maneiras que você talvez nem imaginasse. Competir fará com que você enfrente seus medos e os supere também. Estas mudanças, conhecimento e experiência podem ficar com você para sempre, não importa o que aconteça.

Competição: So perde quem nao luta.

Posts recentes

Ver tudo

BJJFLIX® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS  2019