PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Grande Mestre Flávio Behring revela detalhes da luta histórica entre Hélio Gracie e Valdemar Santana

Em entrevista exclusiva à BJJFLIX, o grande mestre Flávio Behring, um dos primeiros discípulos de Hélio e Carlos Gracie, conta detalhes dos bastidores da luta histórica entre o pai do Brazilian Jiu-Jitsu e seu ex-empregado Valdemar Santana.


"O Hélio criou uma aula de grupo porque começou a chegar muita gente, ele e o carlos viviam pelas ruas do RJ, arregimentando gente né, pra serem lutadores."
"Então ele via um cara forte e tal e dizia “vai lá na academia."
"Na avenida rio branco então era uma festa, pegava jornaleiro, ia pra estiva pegava estivadores. O próprio Valdemar Santana era um estivador. O próprio Valdemar Santana era um estivador, cara fortíssimo com o trapézio enorme, ele foi incentivado por um jornalista que não gostava dos Gracie."

Foi incentivado a sair, olha você está amarrado com esse pessoal e você pode sair daí.

O jornalista lançou o desafio, e ele era um cara muito humilde que foi conduzido e induzido a dar esse passo. Tanto que a luta que houve, aquela luta famosa de 3 horas e 45 minutos, havia um aspecto que era curioso e que no início da luta, ao cumprimentar, o Valdemar estava respeitosamente ali, esperando uma lição do mestre.

Mas obviamente, com o decorrer da luta, o desgaste do hélio bem mais velho, isso transformou.


O Grande mestre Flávivo Behring que estava lá no dia da luta e presenciou tudo, conta detalhes da batalha histórica e seu desfecho surpreendente:


E o Valdemar por instinto, por indução e por estimulo de terceiros, ele evidentemente fez uma luta pra ganhar. Mas no princípio ele estava perdendo a luta, perdendo mesmo. O Hélio podia ter terminado a luta, mas prolongou demais e o gás não foi suficiente.

Apesar de 3 horas 45 minutos, tempo integral, sem interrupção, dentro de um ringue, você tem vontade de ir pra casa, descansar pra voltar e ver.

Porque ficava o Valdemar dentro da guarda do hélio, e aquilo ficou e ficou,

E eu estava lá, ninguém me contou a história, mas antes disso eu treinava, treinei com ele várias vezes. Era um casca grossa nato, quase impossível de estrangular.

A maneira que ele derrotou o Hélio foi dramático, porque o Hélio estava quase nocauteado por exaustão, e mentalmente também.

E eu ouvi falar, porque eu estava lá, mas estava distante, e perguntaram pra o árbitro o que eu faço, e aí disseram chuta a cara dele.

E aí ele chutou, e aí depois o hélio foi a nocaute, invadiu-se o ringue, e nessa invasão o Carlson lançou o desafio, disse “agora você vai lutar comigo.”

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BJJFLIX® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS  2019