PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Grandes momentos da história do Jiu Jitsu.

Há quem diga que no fim das contas, uma vida feliz é uma coleção de bons momentos.


Se isso é verdade ou não, pode ser uma questão de preferência pessoal ou de opinião, mas é inegável que, à medida que vamos percorrendo nossas vidas, coletamos uma quantidade infinita de momentos memoráveis. Alguns melhores do que outros, mas no final, eles nos tornam o que somos. Cyborg tem razão quando diz ter orgulho de todos os momentos difíceis e não os chama de "dificuldades", mas de "aventuras".


Obviamente, os grandes momentos do Cyborg vão ter uma cara muito diferente dodos grandes momentos do praticante comum de Jiu Jitsu de 40 anos de idade.


Entretanto, as experiências deste, aparentemente menos extravagantes, podem muito bem ter o mesmo ou até maior impacto pessoal para ele do que o título do ADCC do Cyborg teve sobre o Cyborg.


Todos nós temos essa coleção individual de momentos, mas também vivemos grandes momentos como uma comunidade. Muitos eventos superam o nível meramente pessoal e passam a impactar ou até mesmo mudar a comunidade e o mundo.


O Jiu Jitsu não é diferente. Como comunidade, também estamos colecionando eventos memoráveis que moldam a comunidade o tempo todo.


Houve um tempo em que os adversários não podiam ou não queriam ser amigos e, Deus nos livre, jamais treinariam juntos. Até que apareceram Buchecha, Rodolfo, e Lo. Antes desses caras, parece que havia muito poucos rivais que eram amigos e muito menos que estariam dispostos a treinar juntos. Quando menos se espera, Buchecha, que defendia uma bandeira diferente, abre para o lesionado Leandro Lo, que então se torna o campeão absoluto do mundial de 2018. Sem dúvida, um dos maiores momentos da história do esporte.


Quem consegue esquecer o primeiro confronto de Anderson Silva com Chael Sonnen quando, depois de perder decisivamente por 4 rounds e meio, ele nos mostrou o verdadeiro significado do ditado popular: "Só o Jiu Jitsu salva"? E falando de milagres do Jiu Jitsu, não podemos esquecer Minotauro x Bob Sapp, (que pesava 170kg com o abdomen trincado!) em 2002. A luta foi semelhante à luta do Anderson acima mencionada, exceto pelo fato de que todos nós pensávamos que Minotauro certamente morreria, até que ele pegou o gigante em num armlock genial. Mais uma vez, o Jiu Jitsu salva a pátria.


Poderíamos falar sobre as vitórias de Kron Gracie, finalizando todas as suas lutas desde a Azul até o final de sua faixa marrom e depois ser parado por Serginho Moraes na estréia da faixa preta, ou Xande Ribeiro conquistando duas vezes ouro duplo no Mundial da IBJJF. Tem também o mundial de 1999, em que o Comprido pegou o Roleta na final do absoluto com uma chave de pé, que era um ataque fortemente descriminado no Brasil na época; e, pras mim o melhor de todos, Alan Finfou devolvendo ao seu professor Tererê a faixa preta que ele havia comprado dele anos antes. Tererê havia se desviado do caminho do Jiu JItsu na época e usou as 5 pratas que ele fez vendendo a faixa para alimentar seu vício. Finfou prometeu a si mesmo que um dia, devolveria a faixa a seu professor e ex-mentor. Contudo estava certo de que isso só aconteceria no funeral aparentemente iminente de Tererê , mas o Jiu Jitsu tinha planos diferentes. Tererê conseguiu se organizar, sua vida mudou e se inscreveu para lutar o Europeu de 2013. Finfou estava do outro lado nas chaves e ambos venceram e se encontraram na final. Finfou entrou no tatame e chocou o mundo quando, em vez de lutar, pegou a faixa comprada de seu professor e a devolveu, dando à comunidade do Jiu Jitsu em todo o mundo mais um dos maiores momentos da história do Jiu Jitsu.

No fim das contas, a vida pode ou não ser uma coleção de momentos, porém é difícil negar que não apenas os vivemos diariamente, mas aprendemos com eles diariamente em nossos tatames.

Na sua opinião, quais são alguns dos grandes momentos na história do BJJ? E quais são algumas das lições que podemos aprender com eles? Deixe os seus comentários abaixo.



Posts recentes

Ver tudo