O mundo do Jiu JItsu foi abalado nesta última semana quando a IBJJF anunciou, durante o Campeonato Pan Americano, que liberaria os temidos "Heel Hooks" e a “cruzada para dentro” em suas competições “Sem Kimono”, a partir de 2021.
A notícia aqueceu o debate, já existente há tempos, causando todos os tipos de reações tanto contrárias, quanto a favor da nova resolução.

Uma das objeções a nova regra é o suposto risco de lesões potencialmente destruidoras de carreiras. Sendo verdade, muitas promessas do nosso esporte poderiam ter suas carreiras encerradas muito antes de começar.
Portanto, vale lembrar que a resolução se aplica somente às faixas Preta e Marrom, na categoria Adulto.
Logo, os atletas mais jovens e também menos graduados não precisam se preocupar com os supostos perigos adicionados pela liberação dos "Heel Hooks".
Há várias outras considerações acerca deste assunto que podem e devem ser feitas também. Por exemplo:
Já que a notícia foi bem vinda entre os Masters, que nos presenteiam todos os anos com combates épicos nos campeonatos mundiais, será que deveríamos incluí-los na nova regra?
Se os "Heel Hooks" de fato oferecem muito mais perigo de lesões e também lesões mais graves, seria esta uma razão legítima para os competidores exigirem melhores premiações?
E quanto aos riscos? Seriam eles verdadeiramente mais graves do que os riscos oferecidos por outros ataques? Onde se encontra a verdade? Nos depoimentos de lesões sofridas no passado por conta dos "Heel hooks" ou na argumentação daqueles que apontam para outras disciplinas e escolas que praticam esta chave de forma segura, tais como a Luta Livre, o Catch Wrestling, as academias 10th Planet, o Sambô e etc…?
Uma coisa é certa: O mundo do Jiu Jitsu vai parar para assistir às competições “No Gi” em 2021.
E aí, caro leitor, qual a sua opinião sobre a liberacao dos "Heel Hooks"? Qual outra consideração você acha que deve ser feita sobre este assunto?