PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

IBJJF libera os temidos "Heel Hooks" para 2021.

O mundo do Jiu JItsu foi abalado nesta última semana quando a IBJJF anunciou, durante o Campeonato Pan Americano, que liberaria os temidos "Heel Hooks" e a “cruzada para dentro” em suas competições “Sem Kimono”, a partir de 2021.


A notícia aqueceu o debate, já existente há tempos, causando todos os tipos de reações tanto contrárias, quanto a favor da nova resolução.




Uma das objeções a nova regra é o suposto risco de lesões potencialmente destruidoras de carreiras. Sendo verdade, muitas promessas do nosso esporte poderiam ter suas carreiras encerradas muito antes de começar.



Portanto, vale lembrar que a resolução se aplica somente às faixas Preta e Marrom, na categoria Adulto.

Logo, os atletas mais jovens e também menos graduados não precisam se preocupar com os supostos perigos adicionados pela liberação dos "Heel Hooks".

Há várias outras considerações acerca deste assunto que podem e devem ser feitas também. Por exemplo:

Já que a notícia foi bem vinda entre os Masters, que nos presenteiam todos os anos com combates épicos nos campeonatos mundiais, será que deveríamos incluí-los na nova regra?

Se os "Heel Hooks" de fato oferecem muito mais perigo de lesões e também lesões mais graves, seria esta uma razão legítima para os competidores exigirem melhores premiações?

E quanto aos riscos? Seriam eles verdadeiramente mais graves do que os riscos oferecidos por outros ataques? Onde se encontra a verdade? Nos depoimentos de lesões sofridas no passado por conta dos "Heel hooks" ou na argumentação daqueles que apontam para outras disciplinas e escolas que praticam esta chave de forma segura, tais como a Luta Livre, o Catch Wrestling, as academias 10th Planet, o Sambô e etc…?


Uma coisa é certa: O mundo do Jiu Jitsu vai parar para assistir às competições “No Gi” em 2021.

E aí, caro leitor, qual a sua opinião sobre a liberacao dos "Heel Hooks"? Qual outra consideração você acha que deve ser feita sobre este assunto?


Posts recentes

Ver tudo