PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Mulheres no Jiu Jitsu: Vale a pena mesmo?

No Jiu Jitsu, frequentemente a mulher deixa de odiar o seu corpo pela forma que ele tem e passa a ama-lo pelas coisas que ele é capaz de fazer. Quando já se amam, a forma então aparece de surpresa.


O aumento da auto estima é somente um dos efeitos colaterais deste vício que se torna o Jiu Jitsu na vida de milhares de meninas que frequentam os nossos tatames. Ainda há muitos outros! O bem estar da prática regular de uma atividade física, a inserção em uma nova cultura, a gloriosa resenha pós treino, que tem o poder de criar novas amizades; a frequência com que temos que confiar nestes novos amigos para não quebrar nossas articulações ou, de fato, nos estrangular, estreitam e fortalecem estes laços de amizade diariamente. Como se tudo isso não bastasse, nossas meninas nos contam também do alívio trazido pela sensação de saber se defender, caso seja necessário.


Talvez você esteja pensando em outros beneficios que possam ser adicionados a esta lista e, se voce for uma mulher, seguramente conseguira aumenta-la.

Mas nem tudo são rosas. Ao considerar a sua experiência no Jiu Jitsu, inevitavelmente será lembrada dos espinhos também:


"Deixa que eu vou com ela. Estou precisando descansar!" Ou então, "Te aliviei, hein! Nao fiz força nenhuma,"

diz o marmanjo com os braços empedrados de tanta força que fez. Tem também o "ela só me pegou porque eu deixei, não é? Cê acha?" Estas pérolas na maioria das vezes vem dos colegas de treino, mas e quando o professor dispara as suas também? "Oh, bonitao! Vai ficar lutando como mulherzinha? Arruma esta pegada de menina aí rapaz!" Como se não bastasse, frequentemente as nossas praticantes relatam que não encontram apoio nem entre suas parceiras de treino, mas não vou me pronunciar sobre esta questão por não ter como experimentar tal situação.

Em um esporte onde os homens são a vasta maioria e com tantas inconveniências, como as citadas acima, e possivelmente varias outras, será que realmente vale a pena para as mulheres praticar Jiu Jitsu?


Sim, e muito!


A violência sexual é talvez a maior agressão que pode ser cometida contra um ser humano e infelizmente uma consideração presente na vida de toda mulher. O Jiu Jitsu as equipa para definitivamente sobreviver, mas também para evitar ou se defender de tamanha monstruosidade, caso ela venha a acontecer.


Jiu Jitsu salva vidas!


Se este fosse o único benefício desta tão maravilhosa arte, creio eu que já seria suficiente. Porém o Jiu Jitsu oferece muito mais. São incontáveis os depoimentos das mulheres que foram libertas das prisões psicológicas dos traumas do passado, tiveram sua auto estima restaurada, foram curadas de depressão e tantas outras coisas através do Jiu Jitsu.

Os problemas, claro, ainda acontecem mas as últimas noticias são encorajadoras. Os problemas culturais citados acima, são reduzidos em proporção ao profissionalismo da sua escola. Em outras palavras, quanto mais profissional e a escola de artes marciais, menos destes problemas serão encontrados, porque existe uma mentalidade de se cultivar um ambiente aonde todos possam florescer

Quando voce já desfruta dos grandes benefícios desta arte e sabe do potencial dela na vida das mulheres, convida-las para uma aula experimental ou encorajar as parceiras de treino com frequência, se torna uma obrigação moral, ao mesmo tempo que se torna um grande deleite.

E então, já convidou uma amiga para o tatame hoje? Se não, está esperando o que? Corre lá e convida sem perder mais tempo. Se já convidou, está na hora de convidar outra.

Compartilha com a gente: Quais são os benefícios que o Jiu Jitsu trouxe pra sua vida?

Posts recentes

Ver tudo