PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Os 10 fundamentos do Jiu Jitsu

Conheça os fundamentos do Jiu Jitsu e entenda como funcionam os ensinamentos dessa arte marcial.

O Jiu Jitsu é uma arte marcial de defesa pessoal desportiva competitiva e terapêutica que auxilia o restabelecimento de diversas deficiências físicas, orgânicas, neurológicas e psicossociais.

Uma luta diferenciada em que os praticantes não empregam força bruta ou violência para serem vitoriosos em combates; aplicam técnicas inteligentes que tiram o poder de ataque e reação de seus adversários.

O Jiu Jitsu não é apenas um estilo de luta, é um estilo de vida com filosofia fundamentada na disciplina, na inteligência e na técnica.


Os fundamentos do Jiu Jitsu

Para entender como o Jiu Jitsu realmente funciona e para aprender as técnicas de sustentação e de finalização você deve conhecer aperfeiçoar e dominar todos seus fundamentos:

· Base;

· Postura;

· Controle;

· Movimentação corporal;

· Técnicas de braços;

· Respiração;

· Campo de visão;

· Versatilidade;

· Lealdade;

· Energia física e mental.


Base

A base é o apoio de todo lutador.

Ter uma base sólida e resistente com o correto posicionamento das pernas e dos joelhos que são a sustentação do nosso corpo e movimentar-se sem perder o equilíbrio é o fundamento que deve estar permanentemente vivo em sua mente para evitar quedas e sagrar-se vencedor em um combate.


Postura

A postura é o alinhamento do corpo durante a luta pela movimentação da cabeça que é parte mais pesada do corpo e que tem o poder sobre o peso que é aplicado na base.

Conforme seu direcionamento para um lado, para outro, para cima e para baixo, todo o corpo a acompanha. Daí a grande importância desse fundamento.


Controle

A perfeita utilização desse fundamento é essencial para controlar a luta e dominar o oponente.

Para ter o controle é preciso observar cada movimento do adversário, entender a estratégia e criar uma forma de neutralizá-lo utilizando suas articulações e extremidades do corpo contra ele mesmo em ataques.

Movimentação corporal

É através do sólido conhecimento do fundamento da movimentação corporal que o praticante aprende com extrema facilidade os movimentos básicos e as técnicas mais complexas.

Portanto, busque ao máximo o aprendizado e o aperfeiçoamento desse princípio vital da “Arte Suave”, o Jiu Jitsu.


Técnicas de braços

É essencial dominar o uso apropriado dos braços nessa luta em que esses membros e as mangas do kimono são buscados a todo o momento para atacar e defender.

O fundamento é nunca deixar os braços tensos, mantendo-os flexíveis e descontraídos e fazer pegadas conscientes com as mãos firmes. Esticar e recolher os braços imprudentemente durante um confronto o levará a ser derrotado por seu oponente.


Respiração

O controle da respiração é outro fundamento do Jiu Jitsu, seu descontrole o impede de raciocinar de forma correta.

Quando essa falta de controle acontece, seu espirito fica agitado e seus golpes deixam de ser eficazes.


Campo de visão

Evite olhar diretamente para os olhos do oponente.

Para os iniciantes é seguro dirigir o olhar para o peito ou a garganta do adversário, com o passar do tempo e muita prática você irá relaxar psicologicamente e ampliar naturalmente seu campo de visão.

Você passará olhar o adversário por inteiro, lendo antecipando seus movimentos, suas intenções, suas ações e variações.


Versatilidade

A Versatilidade é outro fundamento que deve ser observado por qualquer praticante que deseje evoluir nesse esporte que possui uma grande variação técnica.

A vitória em um combate resulta da constante mudança de posição e de golpes. Portanto, evite manter uma única e determinada forma de confronto durante um combate. Seja versátil!


Lealdade

A lealdade é um fundamento inviolável.

A luta que visa o domínio do adversário e a consequente desistência através desenvolvimento técnico da estratégia aplicação de golpes de finalização válidos e leais que visam neutralizar ataques, lançar o adversário ao solo através de quedas, imobilizar, estrangular, pressionar e torcer articulações.

No jiu jitsu golpes desleais como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais, torcer os dedos ou qualquer outra ação que busque traumatizar o adversário com o uso das mãos, cotovelos, cabeça, joelhos e pés são severamente punidos pelo arbitro.

Energia física e mental

O uso da energia física e mental é o fundamento que proporciona usar o peso e a força de um adversário muito mais forte e pesado que você contra ele mesmo por meio de técnicas de alavanca eficazes que o movem e o levam ao solo.

Conclusão

Você é um grande lutador de Jiu Jitsu quando tem total domínio de seus fundamentos.

Por outro lado, ao não ter esse conhecimento consolidado, você certamente será derrotado em um confronto por tentar executar movimentos mais elaborados quando o uso correto dos fundamentos é a melhor e mais eficaz ação de ataque e defesa.

São os fundamentos de ataque e defesa que definem como você deve se posicionar, onde fazer a pegada, o movimento correto de rotação e o momento exato de escapar com o quadril ou defender as costas.

Resumindo, sem conhecimento sólido dos fundamentos do Jiu Jitsu não existem posições avançadas.

Portanto, treine, treine e treine os fundamentos ensinados por seus professores para aperfeiçoá-los por serem muito mais úteis em uma situação de enfrentamento que uma finalização complexa.

1,019 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo