PREENCHA COM SEU EMAIL PARA ASSISTIR
GRATUITAMENTE O PRIMEIRO EPISÓDIO DA MINISSÉRIE FAIXA CORAL
 
Type in your email and watch the first episode
of the miniseries "Red and Black Belt" completely free of charge.
Buscar

Trash Talk: Benção ou maldição?

"Se você sequer sonha em me bater, é melhor acordar e pedir desculpas!"


Muhammad Ali falando sobre os oponentes suando frio antes de lutar contra ele.


Esta frase foi dita há cerca de 60 anos e ainda nos lembramos dela. Não há dúvidas sobre isso. Se você quiser ganhar notoriedade, o "Trash Talk " funciona! Seja há 60 anos com Ali, há 10 anos com Sonnen, e ainda o funciona para o McGregor hoje em dia, já que o falador irlandês conseguiu obter as melhores lutas de MMA para si, lutando pelo cinturao de 2 divisões, quebrando todos os records de Pay Per View da história do UFC, mas ele também conseguiu enfrentar sem dúvida o boxeador mais eficaz de todos os tempos: Floyd Mayweather Jr e seu cartel de 49-0, na época, . É uma coisa ver a boca grande de McGregor no MMA para conseguir grandes lutas de enquanto realmente derrota lutadores de alto nivel do MMA. Outra coisa completamente diferente é vê-lo passar para o boxe sem nenhuma experiência, para lutar contra Floyd Mayweather e trazer para casa um cheque de 100 milhões de dólares.


Como ele fez isso? "Trash Talk " !


McGregor insultou Floyd consistente, implacável e públicamente até que o contrato fosse assinado.


Ver histórias como esta se desenrolarem no mundo da luta tenta a qualquer um se engajar na prática controversa do "Trash Talk " , pelo menos em algum nível. Isso inclui também os atletas de Jiu Jitsu. Podemos realmente culpá-los?


A realidade é que ainda não há muito dinheiro para ser feito no Jiu JItsu


Os atletas, na maioria das vezes, têm que dar seminários, ter academias e fazer uma série de outras coisas, enquanto treinam, para conseguir pagar as contas. A crise financeira é real.


Não sendo suficiente, uma lesão pode pôr um fim à carreira de lutador a qualquer momento. E se isso acontece? Diante destes desafios, o atleta de Jiu Jitsu fica com uma fórmula simples: Ganhar o máximo de dinheiro possível no menor espaço de tempo possível. É a partir desta constatação que surge a tentação do "Trash Talk " , mas será que há lugar para isso no Jiu Jitsu?


Ainda não está totalmente popularizado, mas já vemos alguns poucos atletas tendo algum sucesso com isso. A comunidade parece estar dividida sobre o assunto. Alguns protestam dizendo que respeito e humildade são valores essenciais para os artistas marciais. Outros afirmam que se trata apenas de um espetáculo e que nada deve ser levado para o lado pessoal. É parte do entretenimento e como atrai espectadores para a telinha, deve ser feito muito mais sim. Ainda outros afirmam que é hipócrita que um esporte com o tipo de história que o Jiu Jitsu tem (academias invadidas, brigas de rua, brigas na praia, brigas de bar, etc...) considere até mesmo falar sobre respeito e humildade.


A divisão parece ser entre aqueles que tiveram seu início no Grappling pelo Wrestling e aqueles que vieram do Judô. O Wrestling definitivamente não é amoral, mas certamente concentra seus esforços na construção de força mental e física, em vez de inspirar em seus praticantes a filosofia e os valores das artes marciais tradicionais. Enquanto aqueles que tiveram seu início no Judô certamente ouviram inúmeras horas de discursos moralistas, não em sentido negativo de forma alguma, que pouco ajudaram a sua capacidade física ou técnica.


Quanto a seus efeitos, não podemos negar que o "Trash Talk " atrai espectadores. Muitas competições não seriam interessante para o fã casual, mas por causa da narrativa criada pelo "Trash Talk ", agora eles querem ver o falastrão perdendo, ou ganhando, quem sabe.

Embora reconheçamos a atenção que o falastrão traz, é importante discutir e considerar se este é o tipo de atenção que é benéfica para o esporte a longo prazo.


O que você acha: Bênção ou Maldição?




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BJJFLIX® - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS  2019